Parábola dos Talentos

Tempo de leitura: 1 minuto

A grande maioria de nós conhece a Parábola dos Talentos de Jesus. Se você não conhece, assista o vídeo abaixo:

 

Essa pequena história traz uma profunda reflexão sobre a vida de cada um de nós. Deus nos concede inúmeros talentos, ele é um Pai amoroso e pleno de recursos, porém não impõe a ninguém uma carga maior do que seus ombros possam carregar. A cada um segundo suas possibilidades, por isso um recebe mais recursos, outro menos.
O próprio dom da vida, por si só, é uma graça e um bem precioso proveniente de Deus. A saúde, uma visão plena, a capacidade de trabalhar, a inteligência, todos são presentes generosos daquele que nos criou.
O que nós devemos aprender nessa mensagem é que cabe a cada um utilizar esses talentos com espírito voltado para o bem e o progresso, trabalhar com eles como o lavrador trabalha com a terra, semeando e cuidando da hortaliça que amanhã vai alimentar sua família e tantas outras. A quem mais foi dado, mais será pedido.
O maior erro, no entanto, será daquele que guarda somente para si o tesouro que lhe foi confiado, que se amedronta diante dos desafios e oculta ou despreza os bens recebidos, que se enclausura no egoísmo e não produz nada em sua vida. Esse é aquele último que foi expulso da face do Pai, até que aprenda a valorizar os dons da vida e retorne como o filho pródigo, arrependido, ao aconchego do Criador.
Façamos nossa parte, irmãos, valorizemos a vida maravilhosa que recebemos, seja onde for ou como for, ergamos a fronte e a voz em louvor a Deus. Vamos construir um mundo melhor, com o pouco que temos, transmitindo amor, fraternidade, alegria. Uma palavra de fé e esperança qualquer um de nós pode dar.

Deus nos abençoe a todos!

Deixe uma resposta