Fé como um grão de mostarda

Tempo de leitura: 4 minutos

Certa vez Jesus disse aos que com ele caminhavam: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a essa montanha, erga-te e transporta-te para o mar, e ela obedecerá”.
Já falei sobre isso neste post

Em meditação lembrei dessa passagem e lembrei da epístola de Tiago, quando diz: “Mostra-me a tua fé sem tuas obras e eu lhe mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”

A Frase de Jesus, como todo seu ensinamento merece estudo. Que será que ele quis dizer? Muitas pessoas ao longo do tempo consideraram apenas uma figura de linguagem essa afirmação. Uma metáfora ?
Pensei comigo como seria se ele estivesse literalmente dizendo ser possível tal feito. Já ouvi muitos homens e mulheres renomados fazerem alusão ao sentido figurado, apresentando a montanha como os obstáculos da vida, as dificuldades de cada um, que com a força de uma fé firme na providência divina, poderiam transpor e solucionar.
E eles estão certos.
Em outra passagem Jesus se refere ao grão de mostarda como uma das menores sementes, a qual cresce e se faz árvore, a ponto das aves do céu nela fazerem ninhos. Se uma semente é capaz de mover montanhas, que feitos então uma árvore poderia fazer?
Fico imaginando os consortes de Jesus, naquela época ouvindo essas palavras. Alguns por certo sorriram e logo ignoraram, outros tentaram entender intrigados, e ainda outros registraram um ensinamento para o presente de então e para o futuro.
Acredito que em cada época da humanidade as palavras do Mestre recebem novas interpretações, sem perder a essência, num maravilhoso milagre do entendimento, algo que somente Ele poderia proporcionar, se bem que Jesus disse que o Pai falava por Ele, portanto o ensinamento é de Deus. Disse ele em outra passagem: “Vês as maravilhas que faço, pois eu digo que vós fareis coias muito maiores do que estas.”

Vou repetir a frase: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a essa montanha, erga-te e transporta-te para o mar, e ela obedecerá.”

Jesus não quis dizer que seria uma mágica, como alguns podem pensar, mas sim trabalho.

Nós já fizemos. Isso mesmo, nós já fizemos. Por acaso o homem não pode com seu conhecimento desmontar uma montanha?, Fizemos isso em Serra pelada com as próprias mãos, máquinas podem fazer isso. E quanto ao mar, sim nós já erguemos não montes mas prédios no mar. Veja em Dubai nos Emirados Árabes. Ele não quis dizer mágica e sim esforço, e a fé verdadeira é aquela que diz à montanha: “Eu te levarei ao mar”, e realiza com esforço (de muitos que têm a mesma fé) essa obra.

Se disséssemos ao um navegador do século XV: “Queres viajar até a lua, podeis fazê-lo”. Ele daria risadas, incrédulo. Penso neste momento se o que podemos dizer aos nossos irmãos na terra poderá tornar-se realidade, e respondo sim, se um homem ou uma reunião deles tiverem fé e trabalharem para isso. Deus apenas abençoa e fortalece.

E digo mais. Até os homens maus sobre a Terra conhecem essa força, acaso eles não se reúnem, planejam, se esforçam e realizam feitos reprováveis, sem a benção de Deus ? Portanto a força é neutra. E o que poderão fazer e realizar a imensa legião de homens de bem na Terra, com a benção do Pai ? Sonhem, Imaginem.

Quanto aos feitos do Mestre Jesus:

Ele curou com lama os olhos do cego, e nós com a ciência da oftalmologia, já recuperamos, ou então melhoramos a visão de milhões de irmãos.
Ele multiplicou os peixes, e nós já desenvolvemos técnica de reprodução em cativeiro e tanques, oferecendo peixes em quantidade inumerável.
Ele andou sobre o mar, e nós aprendemos a surfar.
Ele disse ao paralítico levanta e anda, nós construímos exoesqueletos, que permitem aos irmãos darem alguns passos.
Ele baixou a febre e curou a Hanseníase, nós já podemos fazê-lo com a medicina.
Ele acalmou a tempestade e os ventos, nós ainda não podemos isso, mas podemos prevê-la com antecedência.

E tudo isso com fé menor ainda que um grão de mostarda.

O que será que faríamos com a fé de Jesus, tão grande como uma árvore frondosa e bela, à qual as aves humanas nele fazem ninhos de amor ?

2 Comentários

  1. Monica Salles

    “O que faríamos se tivéssemos a fé de Jesus?”. Na minha opinião faríamos aquilo que é mais difícil para os humanos: amar desinteressadamente uns aos outros e viver em paz e em Graça.

Deixe uma resposta